Memorial Widrson: PRIMEIROS PRATIQUES

Cursos Gratuitos Online SENAI


Desde as últimas décadas do século XX, houve a adição, ainda mais consolidada, da mulher no mercado de trabalho. As brasileiras conquistam, progressivamente, mais espaço e importancia no mercado de serviço no setor privado. Apesar de ainda estarem atrás dos homens em salário, as mulheres imediatamente os superam em trabalhadores assalariados. O propósito dessa aula é conscientizar os alunos da gravidade da mulher no mercado de trabalho e sensibilizá-los para a guerra que várias travam no dia-a-dia para tomar espaço no mercado formal de trabalho.


Os depoimentos do filme são capazes de auxiliar pra esta sensibilização, ao mesmo tempo em que contribuirão pra discussões ao redor da pergunta de gênero que permeia nossas relações em uma comunidade ainda machista e sexista. Nessa primeira aula, faça uma enquete entre a turma para localizar a situação das mulheres das tuas famílias.


Organize a sala em duplas e peça que leiam as duas reportagens abaixo (no Laboratório de Informática ou por meio de cópia impressa). Acesse 10 Informações Para Não Errar Pela Hora De Preparar-se Pra Concursos , Pollyana Lima e. Mulheres aumentam participação no mercado de serviço. CAMARGO, Orson. A mulher e o mercado de serviço. O que faz sua mãe? Como foi a rota profissional dela? Se tua mãe não trabalha fora, houve algo que a impediu?



Qual a escolaridade de sua mãe? Quanto às outras mulheres de tua família (tias, avós, primas), o que exercem ou faziam? Tiveram chance de aprender? O que você pensa da mulher no mercado de serviço? O que você pensa da mulher ocupando posições de chefia, diretoria, gerência etc.? Acesse Respostas A Perguntas De Leitores A respeito do Imposto De Renda você pensa sobre o Movimento Feminista?


  • Vilma Machado falou: 30/07/doze ás 15:Quarenta e nove
  • 7 - CIEE
  • treze profissões em alta com salários que passam de R$ trinta 1000
  • Qual foi a principal capital do Brasil

Terminada a enquete, sugira que os alunos façam um grupão para socialização e conversa das ideias. Solicite que cada aluno faça seus registros no caderno ou em documento Word. O texto será capaz de ser cadastrado de modo informativa como um texto jornalístico. Nesta aula os alunos assistirão no Laboratório de Informática, a alguns depoimentos de mulheres que, com muita competição, conseguiram uma implantação no mercado de serviço.


Divida a turma em grupos de 3 ou quatro alunos. Demonstrar só os primeiros 15min20seg. do vídeo. Depois de olhar ao vídeo, solicite que cada grupo prepare uma entrevista pra fazer com o amigo, simulando um jornalista e uma mulher pela briga na profissionalização. Solicite que cada grupo prepare uma entrevista pra simular uma mulher trabalhadora e um jornalista. Nesta aula, os alunos irão pesquisar, no entorno da escola, a respeito das mulheres operárias que vivem na comunidade. Divida a turma em grupo de 5 ou 6 alunos.


Dê aos grupos um roteiro de entrevista pra fazerem o trabalho de campo. Se houver fábricas ou organizações que possuam imensas operárias, o professor poderá organizar uma visita a este lugar e pedir os alunos que entrevistem essas mulheres. 1. O que significa o serviço pra você? 2. Qual o superior desafio que enfrenta para trabalhar fora? 3. Quais os maiores obstáculos que enfrentou ou enfrenta para conquistar qualificação e trabalho? 4. Você sofre discriminação no serviço?


5. Você pensou em desistir do serviço em algum momento? 6. Você teve o suporte de tua família? 7. O que reivindicaria para aprimorar a tua qualificação no trabalho e a peculiaridade da sua vida? Feita a entrevista, os alunos voltam pra sala de aula pra poder compartilhar os detalhes que precisam ser organizados.


A organização dos detalhes podes ser em forma de planilha Excel com categorias: Trabalho, Desafios, Obstáculos, Família, Amigos, Reivindicação. Para cada ordem, haverá uma discrição da fala do entrevistado ou uma análise do que o mesmo comentou sobre a temática. Solicite que os alunos categorizem cada questão e construam gráficos de diferentes modelos: barras, pizza etc. pra mostrar os resultados de modo quantitativa. Expor da realidade de mulheres da comunidade que estão no mercado de trabalho.


Propor escolhas pra contribuir com esta realidade. Argumentar as relações de gênero no mercado de trabalho. Apresentar da trajetória de mulheres para alcançarem um espaço no mercado formal de serviço. Sucesso Nos Concursos: Como Aprender Sem O Edital? os alunos socializem o consequência da procura, do mesmo jeito que as proposições para melhoria da qualificação no serviço e da particularidade de existência das mulheres trabalhadoras da comunidade utilizando o web site da universidade ou um site produzido por eles.